Alergologia

• Versão para impressão
  • Enviar por E-mail

Alergia

As doenças alérgicas são cada vez mais frequentes em todo o mundo. Portugal não é exceção, estimando-se que mais de 2 milhões de residentes no nosso país apresentem alguma forma de doença alérgica, variando de formas agudas a crónicas e de quadros clínicos ligeiros a muito graves. A doença alérgica pode ocorrer em pessoas de qualquer idade.

• O que é a alergia?

É uma resposta desadequada do sistema imunológico contra agentes geralmente inofensivos, que leva a lesões de tecidos ou orgãos, originando assim, doença alérgica.
Os agentes que mais frequentemente causam alergias são os ácaros do pó da casa, os pólenes, o pêlo de cão e de gato, os fungos, os alimentos e os medicamentos.

• Como se manifestam as alergias?

As alergias podem manifestar-se de várias formas, as mais frequentes são:

ASMA BRÔNQUICA: Sinais e Sintomas: falta de ar; pieira (“gatinhos” no peito ou “chiadeira”); tosse seca; sensação de aperto no peito.

RINITE: Sinais e Sintomas: espirros e secreções nasais frequentes;  nariz “entupido”;  comichão no nariz.

DERMATITE ATÓPICA ( OU ECZEMA ): Sinais e Sintomas: comichão na pele; lesões de eczema na pele, sobretudo na face e nas flexuras dos joelhos e cotovelos; pele avermelhada e/ou seca e com descamação.

DERMATITE DE CONTACTO: É causada por contacto da pele com determinada substância que vai causar lesão no local de contacto. Um exemplo frequente é a dermatite de contacto nas orelhas causada por brincos de “fantasia”.

URTICÁRIA e ANGIOEDEMA: Sinais e Sintomas: “borbulhas” ou vergões vermelhos elevados e comichão na pele ocasionalmente acompanhados de “inchaço” a que chamamos edema.

ALERGIA ALIMENTAR: As alergias alimentares são mais frequentes nas crianças e os alimentos que mais frequentemente causam alergias são o leite e o ovo. Nos adultos é frequente a alergia a marisco, frutos secos e peixe.

ALERGIA MEDICAMENTOSA: A alergia medicamentosa é mais frequente nos adultos e geralmente é causada por antibióticos, como a penicilina.

ALERGIA A VENENO DE INSECTOS (ABELHAS, VESPAS): Alguns doentes tem uma reacção mais grave à picada de insectos, podendo manifestar-se com urticária, falta de ar, sensação de aperto na garganta, vómitos, desmaio, entre outros sintomas. Estes doentes correm risco de vida e devem ser orientados para a especialidade de Alergologia.

Médico: Dr. Daniel Oliveira

Convenções:  NÃO TEM

Instalações:

View the embedded image gallery online at:

Marcações médicas online

Para sua comodidade, aproveite para efetuar agora a marcação da sua consulta ou exame médico, através do nosso serviço de Marcações Online.

Não é necessário que já seja Cliente da Clínica das Mimosas, basta que nos indique as informações necessárias.

O seu pedido será registado de imediato e receberá uma confirmação da nossa parte, no prazo de 1 dia útil.