Reumatologia

• Versão para impressão
  • Enviar por E-mail

O que é a reumatologia e o reumatismo?

A Reumatologia é a especialidade médica que se dedica ao tratamento das doenças que afectam as articulações, os ossos, músculos, tendões e ligamentos, genericamente definidas como doenças reumáticas.

A palavra “Reumatismo” é um termo médico antigo usado para designar as doenças reumáticas e ainda muito utilizado pela população contudo, cientificamente é uma designação incorreta.

Existem mais de 100 doenças reumáticas, cada uma com particularidades diferentes. Importa alertar que estas patologias não afetam apenas os idosos e podem surgir em qualquer idade, desde o nascimento até à terceira idade.

De uma forma geral, as doenças reumáticas podem subdividir-se em:

a) Doenças reumáticas crónicas imunomediadas
Nas quais as células do sistema imunitário atacam estruturas do próprio organismo, da mesma forma que fariam com os micróbios que causam infeçoes. O resultado é inflamação destas estruturas, podendo atingir qualquer tecido ou orgão, ou seja, além das articulações também a pele, o cerebro, os rins, entre outros orgãos, podem ser acometidos.
Exemplos destas doenças são a artrite reumatoide, a espondilite anquilosante, a artrite psoriática, a artrite idiopática juvenil, a polimialgia reumática, as vasculites, o lúpus eritematoso sistémico e outras patologias difusas do tecido conjuntivo (como a esclerose sistémica e o síndrome de Sjogren)

b) Doenças reumáticas não imunomediadas - surgem por vários mecanismos entre os quais:
a.   o uso repetido de um tendão, que pode levar a uma inflamação no tendão e orginar uma tendinite;
b. uma hérnia discal pode levar a compressão e inflamação de uma raiz nervosa (como nos casos de lombocialtalgia/ciática)
c. o desgaste das articulações pode levar a inflamação e desgaste na cartilagem como no caso da Osteoartrose.

Neste grupo de doenças ainda se incluem, a título exemplificativo, a fibromialgia, a gota, a osteoporose.
Em Portugal estima-se que existam cerca de três milhões de pessoas com doenças reumáticas, sendo estas a primeira causa de baixa laboral e o principal motivo de incapacidade temporária ou definitiva. Para o sucesso do tratamento, é fundamental que o diagnóstico seja atempado e o tratamento iniciado o mais precoce possível.

Médicos: Dra. Daniela Peixoto

Dra. Filipa Teixeira

Convenções:

Não tem.

Marcações médicas online

Para sua comodidade, aproveite para efetuar agora a marcação da sua consulta ou exame médico, através do nosso serviço de Marcações Online.

Não é necessário que já seja Cliente da Clínica das Mimosas, basta que nos indique as informações necessárias.

O seu pedido será registado de imediato e receberá uma confirmação da nossa parte, no prazo de 1 dia útil.