Cessação Tabágica

Não tem
A PANDEMIA DO TABAGISMO PODE SER TRAVADA

Consulta de Cessação Tabágica

Segundo a OMS, a inalação do fumo do tabaco causou mais de 100 milhões de mortes no século XX, e a maior parte desses óbitos podia ter sido evitada. No entanto, em pleno século XXI, o tabagismo continua a ser a principal causa evitável de doença e morte prematura nos países desenvolvidos.

Como é composto o fumo do cigarro?
O fumo do tabaco contém milhares de substâncias químicas, provenientes da folha do tabaco, absorvidas pela planta durante o seu cultivo (pesticidas, fungicidas, adubos), produzidas durante a cura e armazenamento da folha, resultantes do processo de combustão e aditivos acrescentados para o tornar agradável e aumentar a dependência.

Quais são as consequências do tabagismo?
Os produtos existentes no fumo do cigarro causam dependência e habituação, inflamação, tornam o sangue mais coagulável, têm efeitos irritantes e cancerígenos, destroem as defesas e diminuem a oxigenação. Provocam lesões na boca, nas vias aéreas e no pulmão e, ao entrarem na corrente sanguínea, têm efeitos além do pulmão. Assim, paralelamente ao risco de desenvolver doenças respiratórias (cancro de pulmão, bronquite, DPOC, maior propensão a infeções respiratórias,…), o fumador pode contrair patologias em outros órgãos, nomeadamente cancro (boca, faringe, esófago, pâncreas, bexiga, …), doença cardíaca e cerebrovascular, doença arterial periférica, problemas digestivos, infertilidade, complicações na gravidez, impotência, etc. E estas consequências ocorrem, também, nos fumadores passivos.

Vale a pena deixar de fumar?
Quando deixa de estar exposto aos efeitos do fumo do cigarro, o fumador beneficia de uma melhoria do seu estado de saúde, pois reduz o risco de desenvolver doenças e, se já sofre de alguma patologia associada ao tabaco, ocorre um atraso na sua progressão, evitando a incapacidade, o sofrimento e a morte precoce. Estes benefícios são tanto mais significativos, quanto mais cedo for a cessação. Logo nas primeiras horas após apagar o último cigarro, diminui a tensão arterial e a frequência cardíaca e o monóxido de carbono (responsável pela diminuição da oxigenação e por tornar o sangue mais coagulável) normaliza, com redução do risco de obstrução das artérias cardiovasculares. Em poucas semanas, diminui a tosse, o ‘catarro’ e o cansaço e melhora a circulação, a capacidade respiratória e as defesas. Há menos complicações na gravidez e no parto, e os bebés nascem mais fortes e saudáveis. Ao longo do tempo, os benefícios vão sendo intensificados, com uma marcada redução de todas as doenças associadas ao tabaco. Adicionalmente, ganha mais energia e vitalidade, melhora o olfato e o paladar, a pele e os dentes ficam mais bonitos e poupa dinheiro, também aspetos fundamentais para a qualidade de vida e felicidade de cada um!

É difícil deixar de fumar!
O tabagismo é uma dependência ligada a processos biológicos, psicológicos, comportamentais e sociais, por isso a cessação tabágica é um processo complexo e difícil, que ocorre em várias fases, quase sempre com avanços e recuos. Quando deixa de fumar, a pessoa sente tristeza, ansiedade, está irritável e menos concentrada, dorme mal, tem muita fome, engorda e sente vontade de fumar. E é este mal-estar o responsável pelo insucesso e pelas sucessivas recaídas.

Deixar de fumar sem sofrimento é possível! Que ajudas existem?
Deixar de fumar sem sofrimento é o ideal, mas poucos fumadores o conseguem fazer sem ajuda! A Consulta de Cessação Tabágica tem como objetivo apoiar o fumador neste processo. Inicialmente, é feita uma avaliação clínica, são aplicados questionários relativos ao consumo do tabaco e, se necessário, são solicitados exames complementares de diagnóstico. Após esta avaliação personalizada, a intervenção passa por trabalhar a motivação, tratar a dependência e evitar os sintomas associados à abstinência: abordagem psicológica e comportamental (comportamentos facilitadores da substituição do cigarro, motivação, promoção de hábitos de vida saudáveis e estratégias para lidar com a dependência), controlo do peso e, se necessário, tratamento farmacológico que diminua a necessidade e sensação de prazer associada ao ato de fumar, assim como os sintomas de abstinência.

A Clínica das Mimosas possui uma equipa de profissionais que podem ajudá-lo a deixar de fumar sem custo e de forma permanente. Marque a sua Consulta de Cessação Tabágica!

Maria Augusta Machado Médica Pneumologista
Acompanhe-nos